Fortalecer a cultura italiana e, ao mesmo tempo, fomentar a economia local. Estes são os principais objetivos da 10ª Festália – 5º Arrancadão de Tratores – 1ª Festa Nacional da Pitaya Orgânica – 4º Encontro Nacional dos Meninos de Turvo. Eventos simultâneos que ocorrem de 17 a 20 de maio e prometem movimentar não apenas o município de Turvo, mas toda a região do Extremo Sul Catarinense.

A uma semana da festividade, o município já respira a cultura italiana – que neste ano, é o principal diferencial. “Diferente de outros anos, desta vez voltamos para o eixo cultural – que na verdade é de onde nunca deveríamos ter saído. A cultura italiana é um produto muito forte e, por isso, é o tema central do evento como um todo”, destaca.

Entre as principais atrações da Festália, Alírio destaca a segunda edição do Festival Sul Catarinense da Música Italiana, Missa da Colheita com homenagem a Frei Egídio, Baile do Chopp de Vinho com grupo Roba da Ciodi – com a presença confirmada dos integrantes do Carnavale de Venezza, apresentação do Grupo Folclórico Italiano Fiori Alpini, de Joinville e ainda, a festa com música eletrônica italiana com Os Monges. “Outro ponto alto do evento será o Desfile das Famílias, que tradicionalmente reúne muitas pessoas. Somente na Família Januário, por exemplo, serão mais de 200 integrantes participando”, afirma.

Fonte: Foto: Divulgação