Está ocorrendo durante esta quinta-feira, 7, em Araranguá, a 4ª edição do evento Independencia e Arte. O encontro, que é gratuito tem como palco a Praça Hercílio Luz, vai até as 22h e conta com atrações artísticas que compreendem as artes plásticas, gastronômicas, artesanais e musicais independentes, além de debates.

O acontecimento, planejado de maneira totalmente independente, é organizado por membros da banda Vila Samaria, também do município. De acordo com um dos organizadores, Leonardo de Souza Gomes, tudo aconteceu de uma forma natural para que os eventos se formassem.

Segundo Gomes, a iniciativa é importante para que o povo se conscientize sobre o caráter público dos espaços. “A cultura não é viabilizada pelos órgãos públicos, mas nós temos espaços disponíveis para manifestar as nossas artes. O nosso maior objetivo é conscientizar as pessoas para que essas manifestações culturais não existam apenas quando tivermos eventos organizados, mas sempre”, explica ele, que também ressaltou a valorização da cultura local.

Conforme o músico Bruno Scandolara, a iniciativa é importante para levar conteúdo de uma maneira dinâmica e acessível. “Essas ações são muito importantes, pois levam conhecimento de uma maneira leve e divertida para o público. É cultura de qualidade sendo manifestada gratuitamente, sem fins lucrativos ou nenhum outro tipo de interesse além da disseminação da arte”, finaliza.