Desde ontem, quinta-feira, até domingo, dia 13, Araranguá, no Extremo-Sul de Santa Catarina é o destino certo de quem aprecia e valoriza a tradição gaúcha. É a XIV Festa Nacional da Costela, o já tradicional Costelaço do Caverá que foi aberto oficialmente com uma cavalgada histórica, formada pela participação de mais de 400 cavaleiros que coloriram as principais ruas e avenidas de Araranguá.

A tradicional e saborosa costela, carro –chefe do evento, também fez parte do desfile e foi mostrada ao público em cima de uma alegoria especialmente montada para a cavalgada que recebeu os aplausos do público por onde passou.

Durante a cavalgada - que forma a comitiva de recepção ao caminhão onde uma enorme costela de boi é assada durante o trajeto pela cidade - prendas e peões trajados a rigor deram uma mostra do que serão os quatro dias dedicados ao tradicionalismo gaúcho. Famílias inteiras participaram do desfile, a cavalo, mostrando que a tradição e a cultura gaúcha segue unindo gerações.

O evento conta com delegações e competidores de vários estados brasileiros nas provas campeiras. O Costelaço também oferece ao público, muitos bailes, grandes shows e atrações nacionais. "São bailes e shows musicais imperdíveis, no estilo que o povo pediu", antecipou Eraldo Vieira, coordenador geral do evento.

Até domingo, muitas atrações!

O Costelaço do Caverá iniciou ontem, no dia 10 de agosto com sua famosa cavalgada e segue até domingo, dia 13. O evento terá em sua programação de shows, atrações como o Grupo Bailaço, Furacão da Vanera e Quarteto Pampa. O Costelaço tem por finalidade promover a integração da sociedade com a cultura gaúcha e potencializar o desenvolvimento do turismo de lazer e eventos na região. O evento agrega gastronomia, bailes, show, rodeio, provas campeiras, leilão de cavalos crioulos e exposição morfológica de animais.

Fonte: Saulo Pithan