Prefeitos e Primeiras Damas do Extremo-Sul de Santa Catarina, estiveram reunidos para debater assuntos inerentes às suas funções, em Turvo. Os encontros fazem parte da programação da 23ª Festa do Colono e 15ª Arrancada de Tratores, que começou nesta quinta-feira, 10 e se estende até domingo, reunindo atrações para todos os gostos e estilos.

O prefeito anfitrião, Tiago Zilli, recebeu os colegas prefeitos para debater temas referentes a Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense-Amesc. Ele também aproveitou para falar sobre a expectativa para a festa que está só começando. "Será a maior edição de todos os tempos. Quem vier ao parque de exposições ficará impressionado com a excelente estrutura que preparamos. Tudo foi feito com muito carinho para homenagear os agricultores e o evento é totalmente gratuito", afirmou.

Reunião da Amesc

Na pauta da reunião ordinária da entidade, foram debatidos assuntos como a entrega do Prêmio Município Sustentável da Fecam e a apresentação de uma empresa catarinense de energias renováveis, única no país com a alta tecnologia que processa resíduos sólidos e gera vários subprodutos como óleo diesel, gás e carvão.

Segundo o presidente da Amesc, Valdionir Rocha, de Morro Grande, a empresa que possui sede em Caçador-SC, deve se instalar na Amesc gerando emprego e renda e contribuindo com a destinação correta do lixo. "Atualmente os municípios da região abarcam um custo muito alto com a destinação correta dos resíduos sólidos. Vemos nesta possível parceria, um grande avanço para a destinação correta dos nossos lixos", afirmou.

Encontro de Primeiras Damas

Já no primeiro encontro da Primeiras Damas, as mulheres debateram novidades e trocaram experiências. Sob o comando da Primeira Dama anfitriã, Lucy Zilli, especialistas falaram sobre empoderamento pessoal e ciclos de vida.

Fonte: Saulo Pithan