A 26ª edição da Festa do Colono de Maracajá está agitando o município. A expectativa em torno do evento é grande. De acordo com o prefeito, Arlindo Rocha (Lale), os preparativos estão bem adiantados. "Temos uma comissão organizadora tratando da festa liderada pelo diretor de Esportes, Raimundo Darolt. Além da administração, temos participação da Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Epagri, Governo do Estado, Igrejas Evangélicas e a Igreja Católica", explica.

O evento está sendo preparado para todas as idades e está envolvendo muita gente. "Nós teremos a participação não só da comunidade de Maracajá, mas também da Paróquia de Maracajá, que engloba três igrejas de Forquilhinha e também Içara, Campo Mãe Luzia, Lagoa Mãe Luzia e Araranguá, onde participam Hercílio Luz, Balneário de Ilhas, Barro Vermelho, Rio dos Anjos e Morro Agudo", afirma.

O objetivo, segundo o prefeito, é honrar os colonos. "Eles correspondem 40% da arrecadação do município. Aqui, a atividade rural é muito forte. Queremos também valorizar as culturas e costumes que a colonização trouxe, através de shows, palestras, encontros, missas, olimpíadas rurais, cabo de guerra, futebotas e teremos a escolha da rainha com participação de todas as comunidades", destaca.

Festa não visa o lucro

Um dos diferenciais do evento é a participação apenas do comércio local. "Os preços estarão bem acessíveis. Esta não é uma festa para explorar o colono, nem os visitantes. Muito pelo contrário, é um evento barato, muito rústico, mas muito bonito", define o prefeito.

O prefeito convida a todos para que prestigiem a 26ª Festa do Colono. "Esperamos a participação de todos os colonos do município e estaremos esperando de braços abertos nossos visitantes. A festa será bonita, com bastante segurança, limpeza e organização. Será um evento para todos os gostos e idades. Teremos o desfile de carros alegóricos, onde as comunidades enfeitam carretas e tratores, demonstrando o que produzem. Haverá atrações para todos os gostos", comenta.

Município engajado

O clima na cidade, ainda de acordo com o prefeito, é de cordialidade e ansiedade. "Tem muita gente se envolvendo com a festa. Este evento não estava mais sendo realizado e foi um compromisso de campanha retornar nestas condições. Temos muitos voluntários participando, está sendo muito positivo, além do esperado", comemora.

Sexta-feira, 28, é a abertura oficial do evento, que está programada para 19h, no Centro Esportivo Municipal Antônio da Rocha.