Ao entrar na Prefeitura de Araranguá, os munícipes irão de deparar com uma exposição inédita no local. Trata-se da mostra de objetos confeccionados pelo artista plástico Lucimar Correia Consoni de maneira bastante peculiar. Pneus que seriam descartados são transformados em vasos no formato de cisnes, canecos e decoração de mesa.

Borracheiro, Consoni afirma que a ideia de confeccionar iniciou há pouco mais de um mês. “Fiz algumas pesquisas na internet e percebi que era possível reaproveitar os pneus que seriam descartados. Assim, comecei a criar as peças”, comenta o artista ao demonstrar preocupação em encontrar alternativas sustentáveis para evitar a proliferação da dengue.

A iniciativa faz parte das ações do Programa Municipal de Combate da Dengue, da Secretaria de saúde, que promove campanha de conscientização até novembro, e realizado em parceria com a Subsecretaria de Cultura. “Como a gente faz um trabalho de conscientização nas borracharias do município, acabamos encontrando o Lucimar e propomos que ele pudesse expor os objetos durante a nossa campanha. Desta forma ajuda o programa nesta campanha e divulga o trabalho dele”, declara o coordenador municipal do Programa de Combate da Dengue, Joélcio Anastacio.

O prefeito Sandro Maciel prestigiou a exposição e parabenizou o artista pela iniciativa. “É um trabalho muito bonito e o artista está de parabéns. Além de serem pneus transformados em objetos que poderiam causar problemas relacionados ao mosquito transmissor da dengue, estas peças proporcionam um visual surpreendente”, enaltece o prefeito. Denominada de "Arte & Sustentabilidade", a exposição ficará por 30 dias no hall de entrada da prefeitura.