Araranguá é uma cidade encantadora, com belezas naturais e com um grande potencial para o turismo. Pensando em explorar e incentivar este lado turístico da cidade, o Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (ACIVA), lançou o Guia Gastronômico na noite da última segunda-feira (15).

Em um evento fechado para imprensa e convidados, entre eles o prefeito Mariano Mazzuco Neto, o diretor de Cultura, Giovani Pereira da Rosa, o Gica e a secretária de Turismo do Balneário Arroio do Silva, Hellen Becker, o Guia Gastronômico foi lançado.

O coordenador do Núcleo, Jaime Schafer, destacou as potencialidades da região. “Somos uma região tão rica culturalmente. Temos a tainha, o robalo, a banana, o polvilho, o maracujá. Nossa região é tão belíssima. E porque não termos um Guia Gastronômico?”, disse.

“Estamos muito felizes em poder lançar este Guia. Este projeto foi audacioso e reuniu muitos esforços para sair do papel e só temos a agradecer o empenho de cada um, que se dedicou para que este projeto virasse realidade. Esta é uma semente que nós vamos regar, colocar o adubo certo e tenho certeza que será um sucesso”, completou Schafer.

O projeto

O Guia Gastronômico conta com 24 páginas no formato 15x21, trazendo sete opções gastronômicas, enaltecendo a culinária araranguaense. O projeto terá uma tiragem de três mil exemplares e também contou com importante apoio da Prefeitura de Araranguá e com patrocínio de empresas da cidade.

No Guia, além de poder observar os pratos dos nucleados Panificadora Tavares, o Daiti Sushi, a Garden Pizzaria e o Chicos Burguer, o leitor também encontrará fotos e informações sobre os estabelecimentos parceiros Namastê, Árabi’s e Caseiros da Vovó.

Em seu discurso, o prefeito Mariano ressaltou a importância da parceria público privado e a importância do Guia Gastronômico para a cidade. “O Guia Gastronômico é uma ótima iniciativa do Núcleo da ACIVA, que de imediato abraçamos”, comentou.

Segundo o diretor de Turismo, Giovani Rosa, o Guia fortalecerá os destinos gastronômicos “Para que no futuro possamos criar nos municípios, rotas ou vilas gastronômicas, atraindo turistas, tanto pela gastronomia, quanto pelas belezas naturais”, salientou.

Representando o presidente da ACIVA, o diretor Alceu André Hubbe Pacheco fez a abertura e encerramento do evento. “Que esse seja um marco importante, decisivo na história da cultura e turismo da gastronomia de nossa cidade. Quem sabe a gente e não possa criar a partir de agora uma cultura turística gastronômica em nossos valores?”, declarou.

O evento contou com grande presença da imprensa e também com nomes, como a coordenadora da Sala dos Municípios da Unesc, Isabel Regina de Souza e da diretora da ACIVA para Assuntos de Educação, Vanilsa Oliveira. No fim da apresentação, os nucleados serviram um coquetel com as opções de cardápio que aparecem no Guia, surpreendendo a todos com as saborosas delícias culinárias da Cidade das Avenidas.

Fonte: Assessoria de Imprensa