Dizem que quando se unem forças, as conquistas sempre tendem a serem alcançadas. E seguindo esta tendência, um grupo de 10 agricultores familiar de conseguiram realizar um sonho que poderá impulsionar a cultura do maracujá na Região. Na tarde desta quinta-feira, (04/02), inaugurou a Unidade de Beneficiamento de Maracujá em Santa Rosa do Sul.

Localizada na Estrada Geral, na comunidade de Bittencourt, em Santa Rosa do Sul, a Unidade foi construída em uma parceria entre Associação de Produtores de Maracujá - APM, Governo do Estado, por meio do programa SC Rural e Prefeitura. Os recursos estaduais, foram resgatados via fundo perdido, na ordem de R$ 200 mil. Já por parte dos agricultores, outros R$ 200 mil foram investidos. A prefeitura também colaborou com uma contrapartida.

Conforme o presidente da associação, Ladinei Ferreira de Oliveira, a unidade irá transformar o maracujá in natura em poupa, que serve para fazer suco. “Esta unidade tem capacidade para processar até 15 mil quilos por caminhão,” comentou o presidente.

Segundo o presidente da Epagri Santa Catarina, Luis Ademir Hessmann, a unidade é a primeira registrada entre Porto Alegre e Itajaí. O secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, a agricultura familiar é a maior beneficiada. “A cultura do maracujá está ganhando muitos adeptos, principalmente do fumo. E ações, como está, são importantes (Criação da Unidade), para desenvolver a agricultura familiar,” comentou.

Também estiveram presentes na solenidade o Deputado Estadual, José Milton Scheffer; o gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere e o prefeito de Santa Rosa do Sul, Nelson Cardoso.