Os operários trabalham a todo vapor e os proprietários ajustam os últimos detalhes. Este é o clima que começa a imperar no município de Balneário Arroio do Silva. Com a proximidade do verão, lojistas e donos de residências finalizam os preparativos para que os veranistas e turistas se sintam literalmente em casa.

Mas não é apenas para a comodidade dos visitantes que os preparativos começam a ficar mais acentuados. A esperança dos lojistas e proprietários de imóveis é que a crise econômica que vive o país, não interfira no tradicional giro econômico que o verão proporciona ao Arroio.

A reportagem da W3 circulou pelas ruas do Balneário e não teve dificuldades em encontrar obras em pleno vapor e pessoas animadas com a chegada do verão. É o caso do proprietário da Cantina Zé Paim, um dos comerciantes mais tradicionais do município. Atuando no ramo há mais de 30 anos, ele revela que tanto nos momentos de crise, ou boom econômico do Brasil, o Arroio sempre contou com a boa receptividade dos veranistas.

“E para este verão já reforçamos a mercadoria, aumentamos o expediente e contratamos novos funcionários, tudo isso porque sempre acreditamos no potencial do verão,” apontou o proprietário da Cantina.

No entanto, nem todos estão assim tão otimistas quanto Zé Paim. De acordo com o proprietário de um mercado da cidade, a chuva e a crise tem causado um certo temor. “Tem chovido muito e a temporada será menor ainda. Aliado a crise, tudo isso gera um certo receio para o verão,” comentou o comerciante Osvaldo Pereira.

De fato o temor existe, mas para a proprietária de três apartamentos na Rua Guanabara, no Centro do Arroio, apesar do receio, ela não deixará de fazer os investimentos que já estavam programados. “Eu estou quase finalizando as obras dos três apartamentos e a próxima etapa é mobiliá-los,” disse. “A chuva, o verão mais curto e a crise nos deixa com um pouco de medo, mas vamos apostar no verão, pois sempre foi uma época que rende para o Arroio,” inteirou dona Lusiane Dal Pont.

Dona Lusiane ainda revelou que o maior público do Balneário sempre foi de gaúchos, tornando o verão um evento de faturamento praticamente garantido. “Agora contamos com os dias de sol para receber todos os visitantes de braços abertos,” concluiu Lusiane.

Shows nacionais vão agitar a temporada

Conhecido como balneário dos grandes eventos, o município de Balneário Arroio do Silva pretende novamente fazer jus ao nome durante a temporada de verão 2016. Segundo o prefeito Evandro Scaini, equipes foram destacadas para realizar os trabalhos de preparação para a temporada. “Estamos pavimentando ruas, fazendo mutirões de limpeza, fazendo asfalto onde não existia, implantando sinalização turística e deixando o município pronto para receber seus visitantes e turistas,” explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, shows nacionais devem movimentar a temporada 2016 no município. Já estão confirmados na programação os nomes da banda Maskavo, a dupla gospel Daniel & Samuel, Tchê garotos, Tchê Barbaridade, Banda Barbarela Ivonir Machado e muitos outros.

Para o Reveillon, quando a cidade costuma receber aproximadamente 150 mil visitantes, o município anuncia uma grande festa repleta de boas surpresas. “Ainda estamos trabalhando na elaboração do evento mas, queremos surpreender o público,”finalizou.