A chuva que cai desde ontem, (25) na região causou estragos , gerou transtornos e deixou  famílias isoladas no Extremo-Sul de Santa Catarina. Segundo levantamento inicial realizado pela Defesa Civil regional,  na manhã deste sábado (26), o município de Timbé do Sul, foi o mais afetado.

De acordo com o coordenador Regional da Defesa Civil Estadual, Sebastião Antônio de Souza, pelo menos duas comunidades rurais de Timbé do Sul ficaram ilhadas. Aproximadamente 35 pessoas, entre turistas e moradores que estavam em um restaurante na localidade de Rio Fortuna ficaram isolados depois que a água levou uma das pontes de madeira que dá acesso à localidade. “A ponte ficou submersa e danificou as duas cabeceiras, deixando os moradores ilhados. Na manhã deste sábado, a prefeitura já providenciou o conserto e a passagem foi liberada,” explicou.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, situação mais critica foi registrada na localidade de Figueira Bordignon. Por lá, quatro famílias ainda estão isoladas por conta de uma ponte de madeira que ficou destruída com a força da água. A previsão de conserto da edificação é para a próxima segunda-feira, dia 29.

Água prejudica trânsito em São João do Sul

O grande volume de chuva também causou transtornos no trânsito em São João do Sul. A rodovia estadual que cruza o município, está registrando trânsito lento no local por conta da lâmina de água que acumulou sobre a pista.  Veículos leves passavam com dificuldades na manhã deste sábado.

Passagem de ciclone

Conforme a Defesa Civil, muitas cidades do estado registraram nos últimos dois dias praticamente a chuva esperada para todo o mês de março.

Desde a noite de quinta-feira o tempo em Santa Catarina vem sendo influenciado por um sistema de baixa pressão, um ciclone, que teve origem entre o Paraguai e a Argentina e aos poucos foi se deslocando pelo Sul do Brasil. A maior influência desse fenômeno são os altos volumes de chuva num curto espaço de tempo.

Previsão de melhora O sábado começou com chuva em algumas regiões de Santa Catarina, mas a meteorologia aponta que o tempo deve melhorar ao longo do dia com previsão de aberturas de sol.