A chuva fraca que caiu na tarde desta  terça-feira, dia 16, não tirou o brilho das duas importantes inaugurações realizadas na região, que a partir de agora, conta com duas modernas e bem equipadas escolas de ensino médio.

A iniciativa contou com a participação do Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, do Vice Eduardo Moreira e do secretário de Estado da Educação Eduardo Deschamps, além de muitos prefeitos, vereadores e lideranças políticas e de classe do Vale do Araranguá.

Colombo chegou na hora prevista, às 15h30min, veio de helicóptero e esbanjando simpatia distribuiu abraços e sorrisos. A maior autoridade política do Estado estava acompanhada do anfitrião, o prefeito de Turvo Ronaldo Carlessi.  Sabatinado pela imprensa que compareceu em massa, Raimundo Colombo falou sobre as duas escolas que estão sendo inauguradas na região e reiterou que a educação é o caminho para diminuir as desigualdades sociais.  “Escolas com estrutura como esta que estamos inaugurando aqui, oferecem todas as condições para desenvolver pedagogicamente o aluno através do ensino técnico e da oferta de espaços voltados à arte, cultura e esporte. Estamos diante de uma infraestrutura modelo, que permite aos nossos estudantes, dar um passo ao futuro com muita qualidade. A escola aqui em Turvo, assim como a de Timbé do Sul, são escolas modernas, amplas e voltadas ao ensino do futuro. Confiamos no resultado que estas escolas irão render tanto para os alunos e professore como para toda comunidade escolar,” enfatizou.

O Governador explicou, que semelhante às duas escolas inauguradas na região, mais de 110 escolas estão sendo inauguradas no restante do Estado. “E em mais de 700  escolas foram feitas reformas e ampliações significativas. A educação é o caminho,” ponderou.

Governador prevê ano difícil na economia

Prevendo um cenário desafiador para 2016, o Governador acredita que este será um ano difícil. “O estado se preparou para passar esta crise. Fizemos modificações, estamos fazendo uma gestão bastante dura, cortando custos e evitando desperdícios, enxugando a máquina para tocar a gestão com muita responsabilidade. Quanto aos investimentos na área de governo, eles estão assegurados, pois muitos deles, são financiamentos com bancos, a maioria internacionais. O que nos preocupa mesmo é economia privada que vai mal internamente e também no exterior,” explicou.

Escolas modernas

Os investimentos do Governo do Estado na construção das duas novas escolas foi de quase R$ 14 milhões. Os terrenos foram adquiridos pelas administrações municipais e cedidos ao Governo do Estado. As aulas nas novas escolas iniciam na próxima segunda-feira, dia 22.

A nova Escola de Ensino Médio Timbé do Sul possui 5.900 metros quadrados, 12 salas de aula, 4 laboratórios, auditório para 200 pessoas, entre outras dependências. O valor investido pelo Governo do Estado na construção foi de 6,9 milhões de reais. Serão mais de 500 alunos beneficiados com a nova estrutura, do ensino fundamental e ensino médio, nos três turnos – manhã, tarde e noite.

A nova EEB João Colodel também possui 5.900 metros quadrados, 12 salas de aula, 4 laboratórios, auditório para 200 pessoas, entre outras dependências. O valor investido pelo Governo do Estado na construção foi de 7 milhões de reais. Serão mais de 650 alunos beneficiados com a nova escola, que atenderá estudantes do ensino fundamental e ensino médio, nos três turnos.

A reportagem completa você lê nesta quinta-feira, dia 18, no Jornal W3 Semanal.