Aula de matemática é sempre complicada, ainda mais quando o tema é fração. Mas o professor Ricardo José Fagundes de Moraes, da EMEB Jaira Vieira Borges, da Praia da Caçamba, Balneário Arroio do Silva, encontrou uma maneira didática e saborosa para ensinar fracionamento aos seus alunos do 5º ano. A ideia foi de todo o grupo botar a mão na massa e preparar várias pizzas, com sabores diferentes, doces, salgadas, enfim ao gosto de cada aluno. Desta forma ficou mais fácil de ensinar e os alunos entenderam numerador, traço separador e denominador.

No final, tudo acabou em pizza, numa apetitosa refeição. O professor Ricardo trabalha com os alunos desde a 3ª série e neste ano encerra um ciclo com o grupo, que passará a estudar em outras escolas do município. “A gente espera que eles tenham o mesmo desempenho e a sorte de encontrar um professor didático e que ama aquilo que faz, já estamos com saudades”, diz a diretora Juliana Rafael. Nas redes sociais, o método do professor Ricardo foi muito elogiado pelos pais e internautas.

Fração

Fração é considerada parte de um inteiro, que foi dividido em partes exatamente iguais. As frações são escritas na forma de números e na forma de desenhos. O inteiro foi dividido em 4 partes, onde 1 fora pintada. Na fração, a parte de cima é chamada de numerador, e indica quantas partes do inteiro foram utilizadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa