O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), divulgou esta semana o relatório de balneabilidade, referente a coletas realizadas no dia 23 a 27 de setembro. Dos 229 pontos do litoral catarinense analisados, 82,5% deles estão próprios para banho, mas este não é o caso de um dos pontos de Balneário Arroio do Silva. 

Segundo o relatório, um dos quatro pontos analisados no município está inapropriado para banho. Identificado como Ponto 3, o local que deve ser evitado é próximo à Av. Mondardo, na Foz do arroio. Já as amostras coletadas em outros três pontos, estão dentro do normal. São eles: Ponto 01 - Rua Apolônio I. Cardoso - 100 m ao norte do arroio, Ponto 02 - Rua P. Oliveira - 100 m ao sul do arroio e Ponto 17 - Av. Florianópolis 

Confira o relatório

Segundo o IMA, a praia é caracterizada imprópria quando mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros. 

A espécie Escherichia coli, pertence ao grupo dos coliformes fecais. Encontra-se normalmente no trato gastrointestinal de humanos e geralmente é inofensiva, mas alguns sorotipos podem causar graves intoxicações, dependendo de como ela chega ao organismo.