Os alunos interessados em participar dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio, na Unesc, já podem se inscrever para os encontros que serão realizados dias 17, 19 e 26 de outubro. Os encontros serão realizados no campus da Unesc, com aulas ministradas pelos professores do Colégio Unesc. As inscrições podem ser feitas no link www.unesc.net/preparaenem

Os aulões são gratuitos e abertos a qualquer aluno que tenha se inscrito no Enem  2019. Os interessados podem se inscrever em todos os três dias, para ter uma visão geral dos conteúdos de todo o exame. O primeiro encontro vai abordar “Dicas de Redação e Inteligência Emocional na prova do ENEM”, no dia 17 de setembro, Bloco P, sala 105, das 19 às 21 horas. O segundo encontro, dia 19 de outubro, acontece das 8h30 ás 12 horas, no auditório Ruy Hulse, com aulão de Matemática + Ciências da Natureza e suas tecnologias (Física)”. 

À tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de ciências da natureza e suas tecnologias com foco nas disciplinas: química e biologia. O terceiro encontro, dia 26 de outubro, terá a temática voltada à preparação para a prova de ciências humanas e suas tecnologias com foco nas disciplinas: história, geografia e atualidades, das 8h30 ao meio dia. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas aulão voltado para preparação da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias com foco nas disciplinas: língua portuguesa e literatura, além do foco na redação.

Preparação anual

Os aulões programados para o mês de outubro fazem o fechamento de um trabalho anual, realizado pela equipe da Unesc com foco na preparação dos alunos do ensino médio para enfrentarem o Enem. A coordenadora do Prepara Enem na Unesc, Eloisa da Rosa Oliveira, explica que durante o ano a Unesc realiza a parceria com o curso pré-vestibular Navegar, que oferece aulas gratuitas a alunos de escolas públicas e baixa renda. E, além disso, também são realizados os laboratórios de revisão, sempre aos sábados, com encerramento no dia 5 de outubro, organizado pelos estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura.

A estudante Yasmin Rodrigues Santiago cursa o terceiro ano do ensino médio no Colégio Cedup, em Criciúma, e aproveita as aulas de revisão para aprimorar os conhecimentos com vistas à prova do Enem. “Esse tempo me ajuda a estudar e está sendo muito bom. Não tenho muito tempo durante a semana e esses encontros me ajudam muito”, explica a aluna do ensino médio. “Aprendi coisas que eu nem imaginava. Só tenho essa possibilidade de fazer o reforço e pretendo também aproveitar os aulões”, conta Yasmin. João Vitor Rocha Firmino também garantiu sua vaga para o laboratório de revisão. Ele pretende cursar arquitetura e conta que as aulas têm sido bastante importantes para conseguir melhorar a performance no Enem. 

O Projeto Institucional Prepara Enem, foi criado em 2013 e é realizado pela articulação entre Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Diretoria de Ensino de Graduação e Colégio Unesc, que disponibiliza toda a equipe de professores integrantes do projeto. Em 2019 também participaram do projeto alunos voluntários dos cursos de licenciatura da Unesc, tanto acadêmicos, bolsistas quanto egressos. “Além da revisão de conteúdo, o projeto também disponibiliza no último encontro um momento para discutir escolha de carreira e conhecer melhor as possibilidades da Universidade, além de ajudar nesse momento de dúvida para grande parte dos adolescentes”, explica a coordenadora Eloisa.

Fonte: Assessoria de Comunicação