Balneário Gaivota aderiu ao chamado no Dia Mundial da Limpeza e o Departamento e o Conselho de Cultura envolveram diversos voluntários na manhã de sábado em uma limpeza na praia. Muito material foi recolhido e demonstra a reflexão da necessidade de conscientização. Muitos materiais foram descartados de forma errada e contribuem para a degradação ambiental. A proposta promove a necessidade de que todos façam sua parte.

O prefeito, Ronaldo Pereira da Silva, agardece a todas as pessoas que se disponibilizaram a fazer a ação voluntária em pleno final de semana. "É um meio de fazermos um alerta. Sabemos que antes de tudo não devemos fazer descarte errado, mas precisamos recuperar o que está no lugar errado e lembrar a todos que é preciso cuidar sim. Temos em Gaivota nossa orla que é uma de preservação e amplia nossa responsabilidade. Vamos junto cada um com sua parte, porque todos somos responsáveis", lembra.

O diretor de Cultura, Jorge Cunha, está satisfeito com a mobilização e observa que este projeto de limpeza e conscientização deve se tornar pauta permanente na cidade. "Esta é uma ação que vai além de uma data, mas que devemos aproveitar todas as oportunidades para o alerta. Cada voluntário foi importante nesta ação. Encontramos muita sujeira, muito material em local errado, e não podemos nos abdicar de nossas responsabilidades. Vamos juntar, vamos descartar corretamente. Vamos juntos em prol da cultura da conscientização do meio ambiente limpo e equilibrado".

O Dia Mundial da Limpeza, neste ano o 21 de setembro, levou milhares de ativistas neste sábado a cidades, bairros, praias, praças e parques de diversas cidades do planeta em ações para retirar o lixo e chamar a atenção sobre a poluição, um dia depois de manifestações que reuniram milhões de pessoas ao redor do mundo para exigir políticas contra a mudança climática. A operação de limpeza em massa foi organizada pela fundação ‘Let’s Do It’, que pretende “conectar e empoderar as pessoas e organizações de todo o mundo para fazer com que nosso planeta fique livre do lixo”, de acordo com seu site oficial.

Fonte: Assessoria de Imprensa