Na presença do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach; do Coordenador Diocesano de Pastoral, padre Antônio Júnior; e do responsável pelo Patrimônio da diocese, padre Antonio Vander; o pároco e o vigário da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Sombrio, padre Antonio Mendes e padre Giovane de Souza apresentaram o projeto preparatório para a criação da futura Paróquia, além de explanar sobre as ações já realizadas.

"A primeira motivação para se criar uma paróquia é o cuidado pastoral do povo de Deus. Toda a estrutura, toda a preparação e todo o trabalho desenvolvido é para evangelizar e bem atender as pessoas que estão reunidas naquela região", indicou padre Antônio Júnior.

No mesmo sentido, padre Antonio Vander lembrou que o anseio pela criação de uma paróquia em Balneário Gaivota não é recente; ao contrário, há cerca de dez anos já se pensava nessa medida. Diante do crescimento populacional do município, sua urbanização e buscando melhor atender às necessidades pastorais locais, agora o sonhado projeto se efetivará.

Para Dom Jacinto, a Igreja precisa ser presença e estar presente. "É este apelo que faz o Papa Francisco: sermos Igreja em saída, próxima das necessidades das pessoas, atenta aos novos desafios, onde um padre, com uma estrutura paroquial menor, possa ser mais pastor, junto de seu redil", concluiu o epíscopo.

A futura paróquia, dedicada à proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, se constituirá das atuais comunidades pertencentes ao território de Balneário Gaivota, que conta com aproximadamente 12 mil habitantes, tendo por missão a criação de novas comunidades eclesiais.

Na ocasião, padre Giovane de Souza apresentou a Comissão de Criação da nova paróquia, que junto a ele está encarregada de organizar as disposições preliminares à criação e instalação. Também foram apresentadas as ações já realizadas, doações recebidas e eventos que serão promovido nos próximos meses para angariar fundos.

Após a apresentação do projeto da futura Secretaria Paroquial, as lideranças presentes manifestaram satisfação e alegria pela medida e, em conjunto, assumiram a corresponsabilidade de auxiliar neste processo.

Fonte: Assessoria de Comunicação