O fim de semana foi marcado pela 28ª Festa do Peixe em Balneário Arroio do Silva. O evento que é tradicional no município é realizado anualmente na baixa temporada com o objetivo de movimentar a cidade e incrementar a economia local. A estrutura conta com praça de alimentação, feira do artesanato, do mel e dos produtores, além de expositores. Todos os participantes são artesãos e comerciantes locais que expõem sem pagar nada pelo espaço. A oportunidade é gerada pela Administração Municipal através da organização da festa que promove o evento e incentiva o comércio e o trade local.

“A festa representa muito pra gente, é um dos carros chefes, pois além das vendas, o evento é também uma vitrine, uma grande oportunidade para mostrarmos o nosso produto de qualidade”, destacou o apicultor Gladsthone da Silva, conhecido como Toni do Mel que fez sucesso nas vendas dos produtos, em especial a famosa caipirinha de mel.

Na praça gastronômica os pratos típicos a base de peixes e frutos do mar atraíram as famílias e grupos de amigos que movimentaram os espaços da festa. Os expositores e a feira de artesãos e produtores também atraíram os olhares. Neste ano a organização contabiliza recorde de participação de artesãos e produtores: 50 participantes, o que oportunizou variedades em artesanato e produções caseiras.

Franciele Pellizzoni produz massas e pães caseiros e participou da Festa pela primeira vez. “Vendi toda a produção, em especial os pães caseiros. Vim com uma expectativa que foi superada. Muito bom”, destacou.

Giovana Mondardo, do “brigadeiros da Gio”, também saiu da festa com saldo positivo. “Este é o sexto ano que participo do evento. Neste as vendas foram muito boas, vendi tudo que tinha”, frisou.

Além da feira e da gastronomia que foi também o grande forte do evento, gerando o movimento na economia, o evento contou também com apresentações culturais das escolas e entidades, resgatando e destacando a identidade cultural da festa, além de shows que promoveram o entretenimento ao público durante as noites.

Festa repaginada é aprovada pelo público

Neste ano o evento ganhou um novo formato. A estrutura concentrou-se na praça central, à beira mar, tornando o ambiente mais acolhedor e aconchegante. A estrutura envolveu praça de alimentação, expositores e feira em um só lugar, fazendo com que o público conhecesse e prestigiasse todas as opções da festa com facilidade e boa visibilidade.

“Resolvemos dar um novo visual à festa porque sentimos esta necessidade de mudança. Tudo foi concentrado na Praça. Além da repaginada na estrutura, geramos também uma economia na realização do evento e o resultado desta economia já está visível: a aquisição de três veículos 0km que serão utilizados na saúde. Agradecemos o envolvimento e a participação de todos na realização da Festa. Muito obrigado”, destacou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, Mineiro.

Quem passou pelo local se surpreendeu com a mudança visível. “Mesmo com esse friozinho do fim de semana resolvemos não deixar de prestigiar a festa. A estrutura ficou bem diferente e achei um ambiente bem mais acolhedor. Muito legal”, registrou Nadir Francisco que marcou presença com a família e amigos.

Resgate cultural e opções em lazer e entretenimento são também marcas da Festa

Nas apresentações culturais as escolas e entidades fizeram sucesso. As apresentações foram locais e também de entidades e grupos convidados fora da cidade. A fanfarra da escola Jardim Atlântico abriu a programação encantando o público. O fim de semana contou ainda com a participação da Associação Coral de Balneário Arroio do Silva, banda do Sesc de Araranguá, grupos folclóricos e açorianos, além da participação do Compesc – Conselho de Ministros e Pastores do Extremo Sul Catarinense com a realização de show gospel.

“O formato da festa com a valorização das pessoas da terra e os talentos da terra, através da gastronomia, do artesanato e produtores rurais, visa resgatar a identidade cultural do município que é rica em diversidade. Ficou constatado a busca pelas famílias do município. O público que prestigiou a festa aprovou a iniciativa. A Administração Municipal demonstrou que se consegue realizar uma festa aconchegante otimizando custos”, enfatizou a secretária de turismo, agricultura e pesca, Helen Becker.

As noites frias foram ainda aquecidas pelos shows de DJ Henrique B, banda Flor de Lótus, Teto Fernandes e banda, Elis Cardoso, Yonara e Jardel, Cristian Aguiar e Banda, Mistura Fina, banda Duo Maré e o grande show de Tchê Garotos. A festa encerrou ainda com a animação do Grupo Samba Mil.

Fonte: Bianca Goulart