Durante um mês, de 22 de abril a 24 de maio, as mulheres de Jacinto Machado terão atendimento no Caminhão do Projeto Sesc Saúde da Mulher. Por questão de logística, a Unidade Móvel ficará em Balneário Arroio do Silva e as jacintomachadenses serão levadas até o município vizinho para fazer os procedimentos. A expectativa é realizar 564 exames de mamografia e preventivo.

A enfermeira Juliane Furlanetto Trombim conta que o Sesc Saúde Mulher é equipado com o que há de mais moderno em termo de tecnologias de mamografia e suas aplicações para o diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital o que proporciona um melhor desempenho para avaliação do resultado e como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe. “O objetivo é cuidar da saúde da mulher como o todo, com ações educativas e ainda exame de mamografia e exame papanicolau”, afirma.

A ação é uma parceria entre o Sesc e os municípios de Arroio do Silva e Jacinto Machado, tendo em vista que os municípios são de pequeno porte e não comportariam o projeto isoladamente.

Sobre o projeto

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde. Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

Fonte: Itaionara Recco