A tarde do último domingo foi cheia de novidades, energia e alegria para as moradoras do bairro São Luiz, Cohab e loteamentos próximos, sendo esta, uma das poucas áreas de maior vulnerabilidade social do município de Turvo. Os serviços de manicure/pedicure, corte de cabelo, massagem, maquiagem, limpeza de pele, design de sobrancelha, entre outros, foram realizados paralelamente para promover a autoestima das mais de 100 moradoras presentes no evento.

Enquanto isso, a comunicadora Jomara Dessuy e a nutricionista Laura Pescador realizaram as palestras de autoestima e alimentação para mulheres.

Teve também um aulão de zumba e sorteio de brindes.

As idealizadoras do projeto foram Adriana Severino de Melo e Cleonice Lima Silvano, mulheres envolvidas nas causas sociais e representam as mulheres na política de Turvo. Neste projeto, além das voluntárias, elas contam com o apoio primordial das primeiras-damas, Luci Zilli e Irene Pagani que durante toda a tarde estiveram juntas participando do evento. “Pensamos em algo que pudesse ser aplicado diretamente nos bairros e comunidades, pois muitas vezes idealizamos eventos em que elas não conseguem participar. O principal objetivo é justamente a aproximação. E claro, porque queremos mostrar o potencial que temos e o grande valor perante a sociedade. Somos peças importantes no desenvolvimento de nosso município”, disse a vereadora Cleonice.

Para Adriana, que além de suplente de vereadora também atua na área social de Turvo, envolver as mulheres em ações como estas, favorece o fortalecimento de vínculos principalmente por tratar-se de bairros com famílias mais carentes. “Nosso projeto não vai parar. Ele está apenas começando. Já temos outras datas comemorativas em que iremos aplicar as próximas ações, atendendo outros bairros e aproximando as moradoras”, concluiu ela.

O lançamento do Mulher em Foco foi neste dia 10 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Aproveitamos para unir este evento ao mês de março, e vir até aqui nos aproxima delas, nos permitindo a troca de experiências e o aprendizado mútuo”, frisou Luci.

Vale destacar que este projeto é independente, sem envolvimento político e da Administração Municipal, contando extremamente com apoio voluntário. E quem tiver interesse, está convidado a participar. O encontro encerrou com lanche, confraternização entre elas e sorteio de muitos brindes recolhidos pelo comércio local.

Dona Terezinha Dias, 51 anos, foi a transformação desta tarde. Ela nunca havia frequentado um salão e se emocionou ao poder cortar e escovar os cabelos, fazer as unhas e se maquiar. "Estou me sentindo princesa, como nunca havia sentido. Foi maravilhoso este encontro"

Fonte: Cíntia Brígido