O município de Balneário Arroio do Silva recebe no período de 22 de abril a 24 de maio o Caminhão do Projeto Sesc Saúde da Mulher para atendimento das mulheres arroiosilvenses. O projeto visa o cuidado integral com a saúde da mulher, onde serão feitas atividades de promoção em saúde e exames de mamografia e papanicolau.

A ação é uma parceria entre o Sesc e os municípios de Arroio do Silva e Jacinto Machado, tendo em vista que os municípios são de pequeno porte e não comportariam o projeto isoladamente.

No período estabelecido para atendimento das mulheres do município serão realizados aproximadamente 580 exames de papanicolau e 580 exames de mamografia. “Lembrando que foi criada uma agenda para atender aquelas mulheres que já tem pedido de mamografia na fila do SUS. As mulheres que estão na fila com pedido de mamografia irão receber a visita de sua agente comunitária para atualizar os documentos pessoais e já receberão a data e horário do agendamento do exame que será realizado no Caminhão”, explicou a enfermeira Simone Costa.

As demais mulheres que ainda não tem a solicitação de mamografia deverão procurar as enfermeiras das suas respectivas unidades de saúde. O agendamento de exame papanicolau poderá ser feito nas recepções das unidades de saúde.

A faixa etária para o preventivo é de 25 aos 64 anos e a mamografia de rastreamento dos 50 aos 69 anos. As mulheres que não estão na faixa etária de rastreio de mamografia devem conversar com a sua enfermeira para avaliação do caso. Quem tiver dúvidas pode procurar a Unidade de Saúde mais próxima ou conversar com a agente comunitária para orientação.

Lembrando que o caminhão do projeto Sesc Saúde Mulher estaciona no município, nas proximidades da secretaria de saúde, no período de 22 de abril a 24 de maio.

Fonte: Bianca Goulart