Uma parceria entre a prefeitura de Jacinto Machado, Amesc e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato (DITER), vai realizar, na próxima segunda-feira, 4, o cadastro de artesãos do município para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O atendimento para os artesãos de Jacinto Machado será das 9h às 11h30min, na sede da Amesc, em Araranguá.

A secretária de Assistência Social, Regina Patel, destaca a oportunidade para que os artesãos do município e região possam ter acesso à carteirinha. “O cadastro só traz benefícios, tanto para o artesão, quanto para o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que terá informações sobre o setor”, destaca.

Quais os documentos necessários?

Os interessados devem ter 16 anos ou mais, levar uma foto 3×4 recente, cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência com CEP atualizado, também obter três peças de sua autoria, e executar em local a técnica a ser cadastrada, ou até mesmo, apresentar vídeos - se o fizer necessário.

Quais os benefícios?

A carteira é gratuita, tem validade de quatro anos e é reconhecida em todo o território nacional. É emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Entre os benefícios do registro no Sicab estão: a possibilidade de concorrer aos editais para participar em feiras de artesanato regionais, nacionais e internacionais, e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais. Além disso, em algumas instituições financeiras pode ser utilizada como comprovante de emprego e renda.

Para outras informações, os artesãos de Jacinto Machado podem se dirigir até a Secretaria de Assistência Social, que funciona no prédio da prefeitura, das 7h às 13h.

Uma parceria entre a prefeitura de Jacinto Machado, Amesc e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato (DITER), vai realizar, na próxima segunda-feira, 4, o cadastro de artesãos do município para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O atendimento para os artesãos de Jacinto Machado será das 9h às 11h30min, na sede da Amesc, em Araranguá.

A secretária de Assistência Social, Regina Patel, destaca a oportunidade para que os artesãos do município e região possam ter acesso à carteirinha. “O cadastro só traz benefícios, tanto para o artesão, quanto para o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que terá informações sobre o setor”, destaca.

Quais os documentos necessários?

Os interessados devem ter 16 anos ou mais, levar uma foto 3×4 recente, cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência com CEP atualizado, também obter três peças de sua autoria, e executar em local a técnica a ser cadastrada, ou até mesmo, apresentar vídeos - se o fizer necessário.

Quais os benefícios?

A carteira é gratuita, tem validade de quatro anos e é reconhecida em todo o território nacional. É emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Entre os benefícios do registro no Sicab estão: a possibilidade de concorrer aos editais para participar em feiras de artesanato regionais, nacionais e internacionais, e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais. Além disso, em algumas instituições financeiras pode ser utilizada como comprovante de emprego e renda.

Para outras informações, os artesãos de Jacinto Machado podem se dirigir até a Secretaria de Assistência Social, que funciona no prédio da prefeitura, das 7h às 13h.

Fonte: Itaionara Recco