Um levantamento de dados realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva especifica o número de agendamentos e atendimentos realizados no ano de 2018 no município. No período de 1º de janeiro a 18 de dezembro foram feitos 55.891 agendamentos (médico e enfermagem). “Isso equivale, proporcionalmente, a 4,53 agendamentos por habitante, quando na verdade se preconiza no máximo dois”, explicou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira, Juquinha.

O total de atendimentos efetivos foi de 42.332. “O que significa que o número de atendimentos supera três vezes o número da população. No entanto, não significa que todos os cidadãos realmente foram atendidos. Pelo contrário, alguns foram atendidos mais do que duas vezes ao ano, além do que se preconiza”, completou o secretário.

O município tem em torno de 12.344 habitantes e presta atendimento em quatro unidades básicas de saúde. Dos quase 56 mil agendamentos, 13.559 pessoas não compareceram ou cancelaram, o que equivale a mais de 24% do total.

De procedimentos, no total, foram registrados 166.182, em média 13.848 procedimentos por mês. “Só de exames laboratoriais foram feitos 66.681 exames ao ano, sendo em média cinco exames laboratoriais por paciente”, registrou Juquinha.

Os dados levantados demonstram que a Administração Municipal busca cada vez mais realizar um atendimento humanizado e eficiente abrangendo a população que necessita. “Cumprimos nossa parte enquanto atenção básica. Os números nos mostram que os atendimentos e procedimentos são realizados além do que se preconiza, e, esse é o nosso papel enquanto gestão: prestar serviços de qualidade para a comunidade”, concluiu.

Fonte: Bianca Goulart