O Mutirão Praia Limpa – Entre Nessa Onda mobilizou muitas pessoas na manhã de sábado, 1º, em Balneário Arroio do Silva. A ação foi realizada pela Administração Municipal, através da organização do departamento de meio ambiente, e envolveu todas as secretarias municipais, além de contar com a importante participação da comunidade.

Os participantes se dividiram em dois grandes grupos que realizaram a retirada de lixos e entulhos ao longo da orla nos lados sul e norte. No percurso foram encontrados restos de construção, madeira, muito plástico, garrafas, latas e demais objetos.

A ação foi promovida com o intuito de retirar da natureza o que não pertence à ela, bem como despertar a conscientização ambiental. “É a primeira vez que participo deste projeto social Praia Limpa e gostei muito. Precisamos fazer a nossa parte e, pra mim, foi maravilhoso. Além de retirar o lixo da praia, pude conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, e acho que isso é que vale”, registrou a moradora Kelly Cristina Silveira.

Durante a ação, a secretaria de obras deu suporte para o recolhimento do lixo e a retida dos entulhos maiores. “O mutirão foi muito bom. Retiramos o lixo da beira da praia e conscientizamos as pessoas sobre a importância de cuidarmos do meio que vivemos. O lixo deve ser colocado no lixo, não na beira da praia e nas ruas. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, juntos faremos muito”, destacou o diretor de meio ambiente, Everson Inocêncio (Xande).

Os guarda vidas também aderiram a ideia e contribuíram com a limpeza. A Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental marcaram presença e também acompanharam o mutirão em alguns pontos. Com o envolvimento de todos, muitos caminhões de lixo foram retirados da beira mar.

“Aproveito para agradecer todos os munícipes e toda equipe que esteve mobilizada nesta ação maravilhosa. A mobilização é importante e incentivar as pessoas a cuidarem do meio ambiente é um grande gesto. Precisamos fazer a nossa parte”, frisou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, que participou do mutirão junto com a primeira-dama Claudete Guimarães e todo grupo de voluntários.

Este foi o segundo mutirão “Praia Limpa – Entre Nessa Onda” realizado pela atual gestão. Novas ações de mobilização e conscientização ambiental devem ser feitas.

Fonte: Bianca Goulart