Uma ação inspiradora aconteceu com alunas do sétimo ano da Escola de Educação Básica Jacinto Machado. Diversas pessoas se uniram na última terça-feira, 6, para dar as jovens um Dia de Princesa.

O projeto beneficiou seis meninas, entre 12 e 15 anos. As alunas iniciaram o dia especial no salão de beleza, para receber maquiagem, unhas, corte de cabelo e penteado. Logo após o almoço, todas as alunas ganharam roupas e calçados novos, e foi realizado uma sessão de fotos e um coquetel organizado por alguns colegas da escola.

A ideia de trabalhar a autoestima dos alunos partiu da professora Liege de Oliveira Bardini ao notar a falta de valorização própria dos alunos. A professora também convidou a colega Crislaine Pereira Silveira, que abraçou a causa. “A Idea inicial foi a criação de um vídeo, para trabalhar diretamente com a autoestima e autoconfiança das meninas, mas então começamos aprofundar a ideia e a melhora-la. Depois disso começamos a buscar pessoas que pudessem nos ajudar com o projeto e deu certo”, conta Crislaine.

A escolha da turma foi especial, é o que conta a professora. “Muitos alunos desta turma pertencem a famílias carentes. Alguns deles apresentavam inclusive problemas familiares e questões comportamentais. Além desta ação com as meninas, nós promovemos palestras com psicólogas, aulas expositivas e dialogadas a respeito do tema e dinâmicas de sensibilização, mas pretendemos dar continuidade nesta turma trabalhando nos anos subsequentes.

Segundo Crislaine, já é possível notar os primeiros efeitos. "Desde que a gente iniciou esse projeto, a postura em sala de aula com as colegas mudou, o relacionamento entre elas melhorou muito. Ainda há muito trabalho para fazer, mas nosso próximo passo é realizar uma outra ação voltada aos meninos desta vez”, salienta.

Colaboradores

Segundo Crislaine, diversas pessoas ajudaram e foram responsáveis pela ação, são elas: Gato Mia de Sombrio, Rodas Pizzaria (almoço), Papelaria Carol, Maria Ribeiro de sombrio, Cobep, Studio Rô Antonelli, Hilma Modas, Milla Salgados de Jacinto Machado, Giovani Gabriel (Gama Decorações), Jadna Marcon Tomasi (fotógrafa), e em especial, diretora Verônica de Faveri Aguiar e Ângela Tramontin.