A Semana Farroupilha é realizada pelo município de Balneário Arroio do Silva através do envolvimento e a integração de muitas pessoas, sendo que os grandes motivadores são os tradicionalistas. Em forma de agradecimento e reconhecimento ao grupo, os cavaleiros que se empenharam em buscar a Chama Crioula em Cambará do Sul/RS tiveram um momento especial durante a programação do evento.

Na noite de quinta-feira, 13, os 37 cavaleiros que participaram da Cavalgada de Integração da XVI Semana Farroupilha receberam certificados e troféus. Receberam o reconhecimento aqueles que cumpriram os seguintes trajetos: de Balneário Arroio do Silva e Cambará do Sul/RS, nos dias 01 a 09 de setembro, com trajeto de ida e volta; De Cambará do Sul/RS e Balneário Arroio do Silva nos dias 05 a 09 de setembro; e de Praia Grande/SC e Balneário Arroio do Silva nos dias 06 a 09 de setembro.

O grupo comemorou a noite especial de celebração. A entrega dos certificados e troféus foi realizada por autoridades municipais e o patrão do acampamento.

“Fico muito contente em dar continuidade a este evento que reforça o tradicionalismo e resgata a história. Isso tudo também só é possível graças ao envolvimento de todos, então, desde já, agradecemos os cavaleiros, grupos tradicionalistas e ao público que também está sempre presente prestigiando e acompanhando a programação do acampamento”, destacou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro.

Homenageado da 16ª edição da Farroupilha

Neste ano o homenageado da Semana Farroupilha foi Claudionor da Silva Colares, conhecido como Neném Colares. Natural de Torres/RS e morador de Balneário Gaivota, o tradicionalista participa desde a primeira edição da cavalgada e vem, desde então, acompanhando o crescimento do evento no município.

“É uma satisfação muito grande, muito grande mesmo, em receber esta homenagem. Só tenho que agradecer aos organizadores, ao prefeito, ao patrão do acampamento, ao Sérgio Policarpo e aos companheiros de cavalgada. Estou muito feliz”, registrou o homenageado.

O ato de homenagem foi oficializado pelo prefeito Mineiro, o presidente da Câmara de Vereadores e tradicionalista, Sérgio Tavares Policarpo, e o patrão do acampamento, Alinor Pires.

O prefeito o parabenizou o homenageado e agradeceu todos os cavaleiros e tradicionalistas por engrancederem o evento. O tradicionalista José Silvano Lemos também recebeu agradecimento por recepcionar e acolher os cavaleiros em Cambará do Sul.

Histórico do homenageado

Claudionor da Silva Colares, nasceu em 09 de maio de 1952. Natural de Torres – RS. Hoje morador de Balneário Gaivota. Tem dois filhos: João Marcelo Colares, de 16 anos, e João Manuel Colares, de 7 anos.

Concluiu o curso primário e ginásio no Colégio Estadual Catulo. Em 1968 foi estudar em Florianópolis onde cursou o segundo grau – Curso Técnico de Agrimensura, na Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Em 1971 ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina. Se formou em Direito em 1977, sendo, que 1978 regressou para sombrio, onde fez carreira profissional até os dias de hoje.

Em 1983 a 1988 foi vereador em Sombrio. De 2005 a 2008 foi vice-prefeito em Balneário Gaivota.

Por volta de 2002, teve a satisfação de conhecer os tradicionalistas: Luiz Monteiro, Sergio Policarpo, Tavares, Antonio Rocha Pereira, Alinor Pires, Anselmo Bom e outros, sendo que a partir desta data iniciaram as primeiras cavalgadas, com o objetivo de buscar a Chama Crioula nas cidades de Torres, Praia Grande, Osório, Viamão, São Francisco de Paula, Mostardas e recentemente Cambará do Sul.

Após o retorno a Sombrio, em 1978, por vocação tradicionalista, começou a participar de rodeios e cavalgadas, sendo que organizou várias cavalgadas, principalmente para Laguna e Garopaba, tudo isso pelo amor ao tradicionalismo.

Fonte: Bianca Goulart