Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), Fundação Ambiental do Município de Araranguá (FAMA) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá, realiza nesta terça-feira, dia 5, das 9h às 17h, uma ação de conscientização no Calçadão.

O evento tem a finalidade de chamar a atenção da população para os problemas ambientais, bem como ressaltar a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. “O nosso objetivo é  envolver a comunidade com as ações do SAMAE e de promover a educação ambiental no município”, disse o Diretor Geral do SAMAE, José Hilson Sasso.

Segundo a diretora Administrativa do SAMAE, que está à frente da organização, Margarete Timboni Baran, a programação inclui exposições, distribuição de folders informativos sobre água e esgoto, doação de mudas de plantas nativas, demonstração de materiais da Polícia Ambiental, brinquedos para as crianças e ainda distribuição de pipoca e algodão doce. “Em parceria com a FAMA e o Comitê pretendemos realizar um dia todo voltado a conscientização e esperamos que as pessoas que passarem pelo Calçadão sejam receptivas e participem dessa ação que é tão importante para toda sociedade”, relatou. 

Tema

Com o tema “#AcabeComAPoluiçãoPlástica”, a data chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam nossos oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana.

O Dia

A data foi estabelecida em 1972 com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente.Foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU porque recorda o dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano (Estocolmo, 1972), que culminou com a criação do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

Fonte: Carla Costa - Assessoria de Imprensa – Samae