A Gerência Regional de Educação reuniu na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, os diretores das escolas da rede estadual do Extremo-Sul para mais um encontro de formação continuada com o tema “Gestores escolares e o Papel do Conselho Deliberativo”.

As tutoras da formação, Ana Dirce de Vila e Marisete Damiani dos Santos, com apoio do Setor de Gestão Escolar da Gered, explicam que o foco do encontro foi a discussão do Plano de Ação, com ênfase no Projeto Político-Pedagógico e a importância da Legislação vigente referente à gestão financeira dos Programas federais e estaduais, entre eles PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Cartão CPESC (Cartão de Pagamento do Estado de Santa Catarina).

O encontro contou com apresentação do relato de experiência da EEB Araranguá, que trouxe um projeto desenvolvido na unidade escolar, que trabalha a educação sustentável, na busca da redução do desperdício de energia e água. Com análise das faturas, foi identificado que o projeto apresentou resultados positivos, reduzindo em 50% os valores gastos na escola. “Ficou evidente a importância que a gestora escolar da EEB Araranguá Luciana Costa Martinelli dá para a gestão financeira, acreditando e acompanhando o projeto coordenado pelos professores Jairo César e Maria de Fátima Maccarini”, disse a tutora Ana Dirce de Vila.

Os coordenadores do projeto incentivaram as demais unidades escolares a colocarem em práticas ações como as desenvolvidas na EEB Araranguá, possibilitando economia dos recursos públicos. “Os alunos do ensino médio e seus pais compreenderam a importância do fortalecimento de hábitos sustentáveis de consumo, com ações simples, tanto na escola quanto em casa”, disse o professor Jairo Cezar.

Fonte: Leneza Della Krás // Comunicação ADR Araranguá