Com quase 90% da terraplenagem concluída no Lote 2 das obras de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início às atividades de pavimentação da rodovia. Dos quatro quilômetros de extensão do Contorno de Timbé do Sul, cerca de 1,5 km já recebeu a camada de sub-base, composta por seixo britado, peneirado e com travamento (colocação de material mais fino para preenchimento dos vazios). As próximas etapas são a execução da base de brita graduada, seguida da capa asfáltica que contará com 7,5 centímetros de espessura. O mesmo procedimento será realizado nos cinco quilômetros do segmento urbano, entre a Vila Belmiro e o Pé da Serra, o qual está em fase final do reforço do subleito com seixo visando aumentar a capacidade da via.

A Serra da Rocinha, por sua vez, contará com pavimento rígido para evitar deformações devido às características íngremes do relevo. A colocação do concreto é antecedida pela execução da camada drenante, de seixo britado, cuja função é evitar a ascensão de água do subleito para as camadas superiores. Quanto às obras de arte especiais, salienta-se que as duas pontes projetadas estão prontas e que os viadutos avançam com destaque para o V-1 (conforme quadro). Em apresentação realizada no dia 12/04, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Araranguá, o fiscal técnico do contrato, engenheiro Robson Medeiros de Oliveira (DNIT/SC), ressaltou que o empreendimento tem percentual de conclusão de 42%.

Ele destacou ainda que a redução no número de máquinas e caminhões decorre da atual etapa em que se encontra o empreendimento. “À primeira vista parece um desaquecimento da obra, mas com quase 90% da terraplenagem concluída é normal que isso ocorra, pois esta é a fase que envolve mais equipamentos”, tranquilizou.

Avanço físico das obras

• Terraplenagem: 89,95%
• Obras de arte corrente: 48%
• Drenagem superficial: 12%
• Obras complementares: 14%
• Obras de arte especiais: 45%

Viadutos

• Viaduto 1: 81 metros – 64%
• Viaduto 2: 97 metros – 27%
• Viaduto 3: 107 metros – 20%
• Viaduto 4: 123 metros – 23%