Para melhorar o tráfego de veículos e a segurança dos moradores, a Prefeitura de Criciúma por meio Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, está revitalizando a Avenida Universitária, no bairro Mãe Luzia. Os trabalhos iniciaram na segunda-feira, 9, e a previsão é de que sejam concluídos em junho. O material usado na recuperação da avenida e nos acessos e trevos é proveniente da Usina de Asfalto.

Revitalização semelhante já ocorreu na rua Henrique Lage, bairro Centro, e na rua Pascoal Meller, bairro Universitário. Os trabalhos compreendem a fresagem da capa asfáltica, que é o corte de camada do pavimento; a reperfilagem, ou seja, o nivelamento da capa, e por fim, uma nova capa asfáltica. A revitalização ocorrerá por toda a Avenida Universitária até a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

“Serão recuperados todos os pontos necessários para reabilitar a capa asfáltica, dar maior durabilidade ao pavimento e conforto aos usuários”, explicou a secretária de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski.

Atualmente, 17 funcionários trabalham entre a produção da massa asfáltica na Usina de Asfalto até a execução da capa asfáltica. “As obras irão trazer maior conforto aos moradores e para a cidade, além de facilitar a mobilidade urbana desses acessos e rodovias”, destacou a secretária.

Corredores de ônibus

Após a conclusão dos trabalhos no bairro Mãe Luzia, a equipe iniciará a recuperação dos corredores exclusivos de ônibus da Avenida Centenário. “Alguns locais têm problemas estruturais e de capa asfáltica, que estão, inclusive, prejudicando o tempo do transporte coletivo”, explicou a secretária. A revitalização ocorrerá durante todo ano em vários pontos do município.

Fonte: Ana de Mattia (Foto: João Francisco Milioli)