Será realizado na quinta-feira, dia 22, um mutirão de avaliação das funções visuais em bebês de 0 a 4 meses de idade, em Balneário Arroio do Silva. A ação faz parte do projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UFSC junto com o curso de fisioterapia, tendo o apoio da Secretaria de Saúde do município.

O mutirão acontecerá no auditório da Unidade Básica de Saúde Paulo Lupinn (Posto Central) das 8h30 às 17h. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada. A avaliação é rápida, dura em torno de cinco minutos, e o resultado é entregue no ato da avaliação. “Os bebês não enxergam como adultos, eles enxergam praticamente figuras em preto e branco. Então a gente tem um teste composto por figuras de alto contraste onde é possível observar a função visual. O teste é simples”, explicou a fisioterapeuta e mestranda da UFSC, Giovana Pascoali Rodovanski.

A avaliação é realizada por profissionais formados e graduandos em fisioterapia. Os bebês que apresentarem alguma alteração visual terão tratamento e acompanhamento gratuito por profissionais.

Fonte: Bianca Goulart