A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através da vigilância epidemiológica, vai dar início ao Grupo Operacional Terapêutico do Tabagismo que auxilia pessoas interessadas em parar de fumar. O programa é realizado todos os anos no município e o tratamento consiste em medicamentos, adesivos e terapia cognitiva.

Quem tiver o interesse em largar a dependência do cigarro poderá se inscrever no primeiro encontro que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 14, no auditório da secretaria de saúde, às 18h. Para participar do grupo é necessário comparecer no dia com documento de identidade, carteira nacional do SUS e, se faz uso contínuo de medicamentos, levar os nomes dos medicamentos.

“A pessoa tem que estar realmente decidida a abandonar o vício do cigarro, pois o sucesso do tratamento depende principalmente da determinação. O tratamento consiste na assistência especializada e no auxilio para que esse dependente consiga abandonar o vício”, explicou a coordenadora da vigilância epidemiológica, enfermeira Franciele Ramos.

O tratamento é gratuito e tem duração de três meses, sendo que os encontros são semanais no primeiro mês. Nos meses seguintes os encontros são a cada 15 dias.

Mudanças ao largar o vício do cigarro:

Parar de fumar sempre vale a pena em qualquer momento da vida, mesmo que o fumante já esteja com alguma doença causada pelo cigarro, tais como câncer, enfisema ou derrame. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar. Veja o que acontece se você parar de fumar agora:

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Lembrete:

- Inscrições: 14/03/2018 (Quarta-feira)
- Horário: 18h
- Onde: Auditório da Secretaria de Saúde

Documentos necessários: documento de identidade, carteira nacional do SUS e nomes dos medicamentos que faz uso contínuo (se utilizar medicamentos)

*Encontros serão realizados nas quartas-feiras às 18h

Fonte: Bianca Goulart