A iniciativa é uma ação do departamento municipal de Meio ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de saúde que buscam promover um ecoponto de captação de pneus no município de Balneário Gaivota.

Na tarde desta quarta-feira (07) a bióloga municipal Adelsa Fernandes, o agente municipal de epidemiologia Lucas Vagner e o vereador Anderson Joaquim dos Santos estiveram em reunião com a FAMA (Fundação de meio ambiente de Araranguá) e FAMCRI (Fundação de meio ambiente de Criciúma) estabelecendo detalhes para a coleta “são encontrados muitos pneus nas borracharias e despejados ao longo do nosso município. Com a coleta, visamos dar o destino correto para esses materiais que poluem o meio ambiente e levam cerca de 600 anos para se decompor” comenta Adelsa.

De acordo com o diretor municipal do meio ambiente, Marcelo Aguiar, o material recolhido será encaminhado para a reciclagem, transformando a borracha em pneus novos, asfalto, solados de calçados e outros produtos que podem voltar a circulação, evitando a poluição e extinguindo possíveis criadouros de mosquitos Aedes Egypt “estamos trabalhando visando um futuro sustentável e que preserve o que temos de precioso, o local onde vivemos” frisa diretor de meio ambiente de Balneário Gaivota.

Além do Ecoponto, Balneário Gaivota vem realizando ao longo dos últimos dois semestres coletas de lixo eletroeletrônico e de óleo de cozinha. No mês de junho serão realizadas mais duas ações, uma atendendo a área central e outra na comunidade de Lagoa de Fora, buscando atender também o interior do balneário.

Fonte: Assessoria de Comunicação