A Fundação do Meio Ambiente (FATMA) emitiu o terceiro relatório da qualidade das praias catarinenses desta temporada de verão. De acordo com o documento, dos 215 pontos analisados em todo Estado, 167 estão próprios para banho.

Dos quatro pontos monitorados em Balneário Arroio do Silva, todos passaram nos testes de análise e estão próprios para o banho. A coleta foi realizada no dia 18 de dezembro e o relatório foi emitido no dia 21.

O resultado positivo é consequência de um trabalho realizado pela Administração Municipal, através da secretaria de saúde e vigilância sanitária, que atua constantemente no monitoramento e na fiscalização dos esgotos com a finalidade de coibir irregularidades.

Uma ação mais intensificada realizada pela vigilância sanitária resultou no lacre de 68 esgotos clandestinos no último mês. “Não podemos admitir que o esgoto seja despejado de maneira irregular, prejudicando o meio ambiente e, principalmente, colocando em risco a saúde pública. Vamos continuar trabalhando e fiscalizando”, destacou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro. A operação de lacres de ligações clandestinas vem sendo feita pela prefeitura com o apoio da secretaria de obras, secretaria de planejamento urbano e setor jurídico.

O relatório de balneabilidade é feito toda semana pela FATMA. As coletas das amostras são feitas em quatro pontos do município: na Foz do Arroio; na rua Apolônio Ireno Cardoso, 100 metros ao Norte do Arroio; na rua P. Oliveira, 100 metros ao lado Sul; e na avenida Florianópolis.

Fonte: Bianca Goulart