A 21ª Gerência Regional de Educação de Araranguá reuniu na última sexta-feira, 1º, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), cerca de 100 alfabetizadores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da Região, para o encerramento das atividades do curso de formação continuada do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

O encontro de encerramento contou com apresentações especiais e a presença da formadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marivane Klippel e da gerente Regional de Educação, Celina Hobold da Rosa.

A formação continuada contou com encontros mensais de capacitação, que totalizaram 100 horas, sendo atividades presenciais e à distância. O curso foi ministrado pelas formadoras locais do PNAIC, servidoras da 21ª Gered - Cleusa Maria Felisberto Tavares, Márcia Aparecida Machado João e Glads Terezinha da Silva Farias, e Regina Marques (EEB Otília Berti), juntamente com a coordenadora regional Ana Dirce De Vila.

Foram capacitados alfabetizadores do 1º ao 3º ano das escolas estaduais de toda a Região, coordenadores do PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem) e ATPs (Assistentes técnico-pedagógicos). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Fonte: Leneza Della Krás