Em virtude dos índices de desenvolvimento no município e com o crescimento de novas construções no ramo imobiliário, Balneário Gaivota -  que neste ano ficou entre as 10 cidades no estado de Santa Catarina que mais cresceram (IBGE 2017) quanto à população - vem apresentando um déficit quanto aos serviços prestados na área de captação e distribuição de água, ainda mais quando se trata de esgotamento sanitário, haja vista que não existe nenhum trabalho nesta área.

O governo municipal, através do Samae e administração, trabalharam intensamente ao longo deste ano  em um projeto que traga solução aos problemas quanto à distribuição de água tratada e esgotamento sanitário, sendo que, apresentou no primeiro semestre deste ano uma atualização do plano de saneamento básico, que através de um diagnostico do município elaborou um prognostico sugerindo as ações a serem feitas.

O plano de ação levou ao governo municipal a proposta de concessão dos serviços, regulamentando através da concessão, um investimento de mais de R$150 milhões na área.

De acordo com o plano, a capacidade de investimento do Samae através de seus recursos próprios é muito baixa comparado ao projeto que deve ser realizado nos próximos 5 anos. Somente neste período, são mais de R$13 milhões no que se diz respeito à água, passando a atender 80% da população com o serviço e em 7 anos o índice é de 100% de água tratada em todo o território gaivotense.

Neste sexta-feira (24) haverá uma audiência pública para explicar como ocorrerá a concessão dos serviços e tirar as duvidas da população “as pessoas tem seus questionamentos e isto é natural, por isto estamos propondo esta audiência, para sanar estas duvidas e apresentar todo o plano para os gaivotenses” frisa o prefeito Ronaldo Pereira da Silva.

Entre as dúvidas, uma mais recorrente é a respeito da manutenção do valor da taxa do serviço de abastecimento da água. Segundo os anexos da minuta edital, um dos itens bem detalhado é referente a taxa, na qual a empresa deve oferecer o valor igual ou abaixo ao que é praticado atualmente.

A audiência inicia às 17:30 no auditório da escola Darcy Ribeiro, na avenida Crispim João Ferreira e no site da prefeitura (balneariogaivota.sc.gov.br) é possível verificar a minuta do edital e todos os anexos referente ao plano de saneamento básico.

Fonte: Guilherme Scherer - Assessoria de Comunicação