O escritório municipal da Epagri de Turvo promoveu na tarde de terça-feira, 31, uma palestra técnica sobre manejo sustentável da água na cultura do arroz. O evento foi realizado em parceria com a Cooperativa Turvense de Irrigação (Cootil) e aconteceu no Centro de Eventos Profª Iria Angeloni Carlessi.

Com a participação de 35 agricultores dos municípios de Turvo e Ermo, a palestra teve por objetivo a discussão sobre a problemática da falta de água durante a safra de arroz e o manejo que pode ser adotado pelos agricultores para mitigar os efeitos da falta de água para irrigar as lavouras.

Segundo a engenheira agrônoma da Epagri de Turvo, Beatriz Bez Birolo, a parceria entre Epagri e Cootil vem acontecendo há dois anos, desde o início do Projeto SC Rural desenvolvido pela cooperativa, que possibilitou a aquisição de bombas de irrigação e implementos com subsidio do Governo do Estado.

O engenheiro agrônomo da Epagri de Araranguá, Douglas George de Oliveira, proferiu a palestra e comentou sobre as práticas que podem ser realizadas pelos agricultores em suas propriedades. “A Região possui um alto índice pluviométrico, que chega a 1400 mm ao ano. Temos que armazenar a água nas propriedades para utilizá-la em momentos de estiagem, de modo a manter boas condições para desenvolvimento das lavouras".

Fonte: Assessoria de Comunicação ADR Araranguá.