O balanço e a avaliação geral da campanha de prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero, o Outubro Rosa, de Sombrio, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são extremamente positivos, já que todas as unidades conseguiram atingir a meta de mulheres atendidas, algumas delas chegando a números espantosos, como no Bairro São Luiz, onde mais de 200 ações foram realizadas.

As ações em questão são coletas de exames preventivos e pedidos de mamografia. O total, este ano, foi de 841 preventivos e 292 pedidos de mamografia. “Se levarmos em consideração que a campanha foi atrapalhada por uma ação da justiça federal que impediu por alguns dias as enfermeiras de realizarem estes exames e encaminhamentos, gerando dúvidas na população, são números espetaculares e de comemorar, entre a equipe de saúde de Sombrio e, claro, junto com a população”, comemorou a enfermeira Bruna Alcará, responsável pela campanha.

Nas últimas duas semanas do mês a campanha foi mais efetiva, realizando todos os dias nos Postos de Saúde o atendimento por livre demanda, ou seja, mulheres que chegavam eram atendidas de acordo com a ordem de chegada, num dia da semana teve atendimento estendido, após às 18h e, no último sábado, foi o Dia D, com todos os postos abertos o dia inteiro.

“Realizamos também a Missa da Saúde e durante todo o mês os atendimentos normais do dia a dia. As mulheres têm por costume procurar mais as unidades que os homens, se cuidam mais e no mês de Outubro essa procura aumenta. Agora é a vez dos homens também se cuidarem, deixarem essa bobagem de preconceito de lado e se manterem com a saúde em dia”, disse Gislaine Cunha, Secretária Municipal de Saúde e Vice prefeita.

Gislaine se refere ao Novembro Azul, campanha que começa a partir de hoje nos postos de saúde e terá mais ênfase também na última quinzena do mês.

Números por bairros

Unidade de Boa Esperança: 124 preventivos e 40 mamografias;
Unidade de São José: 58 preventivos e 9 mamografias;
Unidade de Nova Brasília: 131 preventivos e 37 mamografias;
Unidade de Januária: 91 preventivos e 30 mamografias;
Unidade de Guarita: 78 preventivos e 12 mamografias;
Unidade de São Luiz: 157 preventivos e 59 mamografias;
Unidade Central: 99 preventivos e 63 mamografias;
ESF Central: 103 preventivos e 42 mamografias;