Os servidores da Prefeitura de Criciúma realizaram na manhã da última quinta-feira (19), na sede da Administração Municipal, no bairro Ceará, uma mobilização em apoio à campanha Outubro Rosa. A iniciativa visou conscientizar os funcionários do Governo de Criciúma e moradores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha segue até o fim deste mês.

De acordo com Zulmara Manique, organizadora da iniciativa, todos os funcionários do Governo de Criciúma estão contribuindo com a campanha. “Desde o início do mês, os servidores se sensibilizaram e estão apoiando a causa. Todos os dias é possível ver vários funcionários com roupas na cor rosa, em especial as mulheres, mas os homens também participam”, explica. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, acompanhado da presidente da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Adriana Salvaro, prestigiou a mobilização.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente em 2016, aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama foram registrados no Brasil. Este é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Apesar de raro, o câncer de mama também pode afetar os homens. No ano passado, foram registradas 14,3 mil mortes devido a doença, sendo 181 homens.

Ações no CRAS Próspera

As usuárias do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Próspera tiveram uma tarde especial na quinta-feira. Para enaltecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e resgatar a autoestima, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Mary Kay, promoveu o “Beauty Day”.

“Foi uma tarde produtiva. As usuárias do Cras tiveram um dia diferente, com vários serviços de beleza ofertados de maneira gratuita”, conta o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Cesar Bitencourt.

Fonte: Émerson Justo Fotos: Jhulian Pereira