Uma ação de educação ambiental realizada pela bióloga Michele Fanfa no Carnaval de 2017 foi apresentada neste mês de Setembro, como um relato de experiência no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental - IX FBEA e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental - IV ECEA. O Trabalho apresentado pela bióloga teve a iniciativa do Projeto Praia Limpa Balneário Gaivota – PLBG, com a finalidade de conscientizar os turistas e moradores da cidade sobre o descarte incorreto das bitucas de cigarro nas ruas da cidade.

O Fórum aconteceu na cidade de Camboriú - SC na Universidade do Vale do Itajaí e contou com trabalhos de educadores e pesquisadores de várias regiões. A ação desenvolvida em Balnearia Gaivota com o apoio da Prefeitura Municipal, SAMAE e do Conselho de Cultura chamou a atenção dos participantes, entre eles da Dra. Carla Crivellaro do Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA de Rio Grande – RS, que salientou dos problemas em ralação as bitucas na sua região. O banner sobre a ação foi fotografado por participantes do estado do Pará, Paraná, Minas e Rio de Janeiro com a intenção de usar a ideia das bituqueiras em suas comunidades.

O evento contou com diversidades nas atividades, com oficinas, lançamento de livros, artesanato, agricultura familiar, palestras e apresentações artísticas, mas sempre abordando temas ambientais. Esses encontros, e a participação, são de fundamental importância para mostrar o que está sendo feito no município de Balneário Gaivota em relação às questões ambientais, assim como trocar e adquirir novos conhecimentos que podem ser realizado na nossa região.

O projeto Praia Limpa Gaivota não para por aqui, nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro estará levando o nome da praia com mais uma ação ambiental realizada no município. A bióloga Michele Fanfa que realizou a ação estará presente no IX Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental – EDEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Neste evento será apresentada a ação de educação ambiental realizada com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Intitulado: Educação Ambiental em Espaços não Formais: Relato de Experiência Na Praia De Balneário Gaivota – SC.

Fonte: Guilherme Scherer/Comunicação Prefeitura de Balneário Gaivota