Foi criada no mês de agosto deste ano, no município de Balneário Arroio do Silva, uma Rede de Apoio envolvendo profissionais da assistência social, educação, conselho tutelar, conselhos municipais e membros da segurança pública.

O grupo se reúne mensalmente para discutir e tomar providências em conjunto a respeito dos casos envolvendo as respectivas áreas, em especial para buscar solução referente a medidas sócio educativas de indisciplina escolar e casos que envolvem os direitos e a saúde de crianças, jovens e adultos, que são situações mais freqüentes.

A Rede realiza encontro frequente e visa unir os profissionais das mais diversas áreas para garantir o direito de todos e promover ações efetivas para minimizar o número de casos. “Às vezes há um problema que chega na assistência social, mas que envolve também a escola ou a saúde, então discutir os casos em conjunto é mais ágil e fica mais fácil de solucionar”, explicou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira.

Os resultados já tem sido visíveis. “A rede tem sido espetacular. Todos se envolvem e, de fato, soluções são encontradas em conjunto”, registrou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere. A secretária ainda destaca que um outro ponto positivo para a educação é a criação de uma resolução municipal contendo normas e regras no que envolve indisciplina e ato infracional. 

A resolução está sendo estudada pelo grupo e passará pela promotoria e pelo conselho para, posteriormente, ser aprovada e colocada em prática. A Rede de Apoio já realizou encontros duas vezes e deverá se fortalecer ainda mais a cada encontro.

Fonte: Bianca Goulart // Comunicação Baln. Arroio do Silva