Intercambistas italianos foram recebidos nesta segunda, 25, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Turvo. Os 26 europeus, todos na faixa entre 15 e 17 anos, são estudantes do ITIS Galileo Galilei e do Liceo Artistico Bruno Munari, da cidade de Vittorio Veneto, e estão na região por intermédio do programa de intercâmbio cultural e educacional da Satc.

Na ocasião, os estudantes, juntamente ao prefeito Tiago Zilli, assistiram a apresentações sobre a história do município. De acordo com ele, a presença dos estudantes é importante pela carga que a cultura italiana tem na região. “Não seriamos nada sem os imigrantes italianos que vieram para cá e ajudaram muito a construir o nosso meio”.

Conforme Fabiano Ugioni, professor coordenador da instituição, o intercâmbio traz o interesse por novos conhecimentos. “Eu fiz intercâmbio na Itália e isso fez despertar uma vontade gigante de conhecer mais sobre a cultura desse povo, que é muito importante para nós”, ressaltou.

Ele também explicou que afinidade com as instituições italianas ocorreram pelo caráter de ensino. “O estilo de ensinar deles é bem parecido com o da Satc, por isso pensamos em fazer um intercâmbio voltado para os técnicos.

Os estudantes, que estão na última semana de intercâmbio, visitaram diversos municípios da região Sul do Estado e visitarão Florianópolis antes de voltarem à Itália. Em janeiro, estudantes e professores brasileiros