A agricultura, segundo o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin (Zica), é a principal atividade econômica da cidade. "Temos 66% das nossas famílias vivendo no meio rural, o que representa 2/3 da população. Nosso movimento econômico é 45% setor agropecuário, 22% comércio e o restante da indústria. Então, a grande parte é agricultura, isso faz com que grande parte dos nossos investimentos sejam nessa área", explica.

De acordo com o secretário de Agricultura, Clyaton Nazário Américo, durante o primeiro semestre,  buscaram implantar um modo de gestão onde pudessem atingir o máximo de produtividade e um melhor atendimento aos agricultores do município. "Sem dúvida um dos pontos positivos deste período foi o número de famílias atendidas e horas trabalhadas com a frota da Secretaria de Agricultura, totalizando mais de 800 horas de serviço mecanizado e mais de 150 famílias atendidas. Isso é muito gratificante. Conseguimos diminuir o tempo de espera para a realização do serviço para no máximo 10 dias", afirma.

Alguns trabalhos, ainda segundo o secretário, foram desenvolvidos em parceria com a EPAGRI e a UNEAGRO. "Em maio foi realizada uma oficina de panificação, com as mulheres dos agricultores, onde foram ministradas aulas de culinária e utilização de produtos oriundos do campo para a confecção de massas, bolos e demais receitas. Conseguimos também em contato com a Secretaria do Estado de Agricultura e Pesca, o aumento da cota de calcário disponibilizada ao município, onde era de 200 toneladas sendo aumentada para 500 toneladas/ano, demanda mais que suficiente para a necessidade do município. Durante este mês de setembro, está sendo realizado o programa de mudas frutíferas e ornamentais", relata.

O município de Ermo, de acordo com Américo, tem o arroz irrigado como principal cultura e fonte de arrecadação. "O município também tem plantações de feijão, fumo, milho, banana, mandioca, maracujá e está investindo na criação de aves. A administração municipal, disponibiliza uma série de benefícios aos agricultores, como a frota mecanizada, além disso, é feita a limpeza e drenagem de valos no cultivo do arroz, e a confecção de açudes para a piscicultura. A Secretaria de Agricultura também disponibiliza o trabalho de um médico veterinário. Nos próximos anos, temos como meta o melhoramento de nosso maquinário agrícola, proporcionando maior produtividade ao serviço prestado, vamos buscar novas culturas a serem apresentadas aos agricultores, a construção de um novo escritório para a Secretaria da Agricultura e um incentivo maior a Associação dos Agricultores do Município com sessão de uso de maquinários agrícolas".

Investimentos na Educação

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Maicon Simão Emerin, destaca que na área da educação, são 20 professores, auxiliares em todas as salas de aula, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e vários projetos. "Está sendo muito investido nesta área. Temos 211 alunos, estamos terminando uma obra da nova escola, um investimento de mais de R$ 1 milhão para atender nossos alunos em período integral. São 851m², com seis salas, refeitório, cozinha, sala de direção, pátio. Aqui, 90% dos professores são de Ermo e conhecem bem a realidade de cada aluno", afirma.

No turismo, o secretário afirma que estão fazendo planejamentos para incluir Ermo na rota turística, além de participar do turismo regional. Já no esporte, o município está participando do Jesc, Olesc, Joguinhos Abertos. "Fazia tempo que a cidade não competia. Participamos também de campeonatos na região, o projeto social Anjos do Futsal, que também não tínhamos", ressalta.

Fonte: Fotos: Fernanda Rocha/ Divulgação