Alunos de duas turmas do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) da EEB Maria Solange Lopes de Borba, de São João do Sul, da área de abrangência da Gerência Regional de Educação de Araranguá, participaram de uma saída de campo diferenciada, onde conheceram o Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), em Balneário Piçarras.

Participaram da saída de campo 32 alunos acompanhados de sete professores, entre eles educadores do Ensino Médio Inovador, professoras orientadoras de Convivência e de Leitura, e coordenação escolar do Programa Ensino Médio Inovador.

O passeio teve como objetivo observar a organização, catalogação do museu, além da ampliação de conhecimento sobre as espécies marinhas da fauna brasileira, compreensão da relação da sociedade com os animais aquáticos e a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas nos estudos oceanográficos, unindo-os assim aos conhecimentos transmitidos em sala de aula.

“Viver a escola além das paredes da sala de aula foi a grande missão da nossa viagem. Apesar dos 360 quilômetros que separavam a turma da pequena cidade de 7.247 habitantes até o museu, e a coincidência do dia do passeio ser o mais frio do mês do junho, os alunos aproveitaram bastante a saída de campo”, conta a professora orientadora de Leitura, Leila Maria da Silva.

Além do museu oceanográfico da Universidade, os alunos também visitaram o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, em Balneário Camboriú, onde conheceram diversas espécies de aves, répteis, mamíferos, o museu arqueológico e de artesanato, aquários, animais empalhados, entre outras atividades existentes no Zoológico. “Os alunos ficaram encantados com a diversidade de animais encontrados e a estrutura do local, pois para muitos era a primeira vez que viam tais animais tão de perto, como leões, tigres, aves exóticas, macacos, cobras e peixes de diversas espécies”, acrescenta a professora.

“Foi uma grande oportunidade promovida pelo Programa Ensino Médio Inovador para os alunos vivenciarem na prática os conhecimentos teóricos de sala de aula. Com certeza, esta viagem ficará marcada na memória destes estudantes de nossa escola, que fazem parte das turmas do 201 integrado e 903 do período vespertino”, concluiu a coordenadora escolar do PROEMI, Kerli Bitencourt.

Fonte: Leneza Della Krás