Com três unidades instaladas no município e uma unidade central que conta com atendimento de especialidade em turno até às 22 horas, a secretaria de Saúde percebeu nestes últimos anos a necessidade de realizar mutirão de exames.

De acordo com Jose Luiz de Oliveira Lentz, secretário municipal de Saúde, alguns exames são feitos somente fora da cidade ou até mesmo fora do estado de Santa Catarina. "Praticamente zeramos a fila de espera em alguns exames com especialistas, sendo que nestes mutirões, a secretaria forneceu até mesmo o transporte de ida e vinda para os pacientes”, explica.

Dentre os exames e cirurgias realizadas, José Luiz destaca que os da área cardíaca tem números expressivos. “Conseguimos muitas cirurgias cardíacas, como por exemplo, o cateterismo, um procedimento médico para diagnóstico de algumas condições cardíacas. Estas cirurgias são realizadas no estado do Paraná e o município conseguiu atender a fila de espera que havia”, frisou.

O levantamento da secretaria de Saúde aponta que foram realizados aproximadamente 25 ultrassom com doppler de membros inferiores, 20 ecocardiograma, 20 testes ergométricos, mais de 20 ressonâncias magnéticas, tomográficas, campímetros, retinografia, endoscopia, além de várias consultas com especialistas. “Foi um investimento de maiS de R$20 mil neste mutirão e em breve será realizado outro”, explica José Luiz ao frisar que também foram realizadas 40 consultas com oftalmologista.

Fonte: Guilherme Scherer