A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), por meio das Gerências Regionais de Araranguá e da Estação Experimental de Itajaí, irá promover na próxima semana no Centro de Treinamento (Cetrar) de Araranguá, o Curso de Arroz Irrigado.

O curso, voltado aos produtores, será realizado entre os dias 17 e 21 de julho, de segunda a sexta-feira, e abordará as mais avançadas técnicas de produção, juntamente com tecnologias de aumento de produtividade, maximização de renda e da redução dos impactos ambientais.

O engenheiro agrônomo Douglas George de Oliveira, do Projeto Grãos da Epagri de Araranguá, ressalta a importância da participação dos agricultores das Regiões produtoras de arroz na capacitação. “Por meio do curso, os produtores terão a oportunidade de se atualizar e ter acesso a novos conhecimentos para a condução da sua lavoura”, destacou.

Na programação, a discussão com vários profissionais sobre os temas: panorâmica do arroz, legislação ambiental, gestão e custo de produção, manejo de entressafra, sistemas de cultivo e fases de desenvolvimento da planta, preparo do solo, escolha de cultivares e semeadura, manejo da água, nutrição e adubação, controle de plantas daninhas, controle de doenças, manejo de insetos, prática regulagem aplicadores de insumos, colheita, secagem e armazenamento de grãos na propriedade.

Os interessados podem procurar os escritórios locais da Epagri nos Municípios para realizarem a inscrição antecipada, que pode ser feita também por email: [email protected].

Fonte: Leneza Della Krás - Assessoria de imprensa ADR