O primeiro calçadão de Jacinto Machado está próximo de sair do papel. No dia 07 de junho foi assinada a ordem de serviço para o início das obras e de acordo com o prefeito da cidade, João Batista Mezzari (Gaiola), o representante da empresa vencedora da licitação, a TEC Enge Construções, se comprometeu em dar início aos trabalhos até o final deste mês.

O calçadão será sobre a Rua Irmãos Trevisol, entre a Pool Jorge Zaca e a Silvio Boff. O valor de R$ 223.034,86, liberados pelo Ministério das Cidades, será para a construção do calçadão com acessibilidade, drenagem e sinalização. Além disso, a administração municipal vai investir aproximadamente R$ 150 mil para finalizar o que está previsto no projeto, como iluminação e ornamentação. " É importante ressaltar que a via não será fechada durante as obras, já que no local existem vários comércios. A rua terá tráfego de carros em mão única, sentido bairro Gávea. O estacionamento será paralelo e serão disponibilizadas 24 vagas, sendo três para carga e descarga", explica Gaiola.

Para o prefeito, esta é uma importante obra que vai proporcionar a revitalização no Centro da cidade. "O calçadão vai oferecer mais conforto e segurança à população e também vai fortalecer o comércio local", ressalta.

Entidades comemoram a mudança

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jacinto Machado, Rose Isoppo, afirma que o calçadão dará mais visibilidade para o município. "A cidade tem que melhorar, crescer, se desenvolver. Este é um ponto de partida, que além de auxiliar na movimentação da economia, vai deixar o município ainda mais bonito. O calçadão vai auxiliar na movimentação do comércio, a fomentar a economia e os comerciantes estão animados aguardando esta mudança. As pessoas vão poder caminhar, observar as vitrines das lojas, os pontos são muito positivos", considera.

Todo calçadão representa crescimento, organização, humanização e respeito aos pedestres, assim descreve o presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, que registra seu contentamento com o início das obras. "Para a Cooperativa, se o município crescer, aparecer mais nas mídias sociais como uma cidade acolhedora, receptora, todos ganham. O comércio se fortalece, a confiança e a credibilidade dos munícipes e visitantes aumenta, os negócios acontecem. E assim gira a comunidade, quem melhor se prepara, mais resultados colhe", afirma.

A Associação Empresarial de Jacinto Machado (ACIJAM) também vê esta obra de maneira positiva. "Além de deixar a cidade mais moderna, beneficiará o comércio. Como temos visto em municípios vizinhos, o calçadão poderá ser usado para eventos e promoções, fazendo com que este movimento beneficie a todos", reitera o vice-presidente da ACIJAM, Paulo José Antonelli.