Já está em fase de implantação o sistema que promete otimizar os atendimentos na área da Saúde de Balneário Arroio do Silva. O prontuário eletrônico irá permitir que as quatro unidades de Saúde do município, bem como a farmácia municipal e os laboratórios conveniados tenham acesso aos dados de cada paciente.

De acordo com a agente administrativa, que é a responsável pelo setor de sistemas, Patrícia Portella, além da agilidade no atendimento, a medida ainda irá facilitar o acesso ao histórico exato de cada paciente, bem como a comunicação entre os profissionais da saúde e a possibilidade de ter um agendamento de consultas e exames mais eficiente. “Nós já não tínhamos mais aquele antigo problema de filas durante a madrugada, mas os agendamentos ainda são feitos de forma manual. Agora, com a informatização, este processo será muito mais ágil”, explica.

O prontuário eletrônico está sendo implantado aos poucos no município. Antes de receber a implantação, a equipe participa de um treinamento específico para o sistema. A expectativa é de que até a segunda semana de julho todas as unidades de saúde já tenham recebido a informatização. “Na farmácia central, por exemplo, todos os medicamentos serão cadastrados, desde os mais simples até os controlados. Assim que o paciente sair da consulta médica, a farmacêutica já irá receber uma notificação. Dessa forma, quando ele for buscar o seu medicamento, será muito mais rápido”, destaca.

Deveres do cidadão

O cidadão que deseja ser atendido nas quatro unidades do município deverá, obrigatoriamente, apresentar um documento com foto, cartão da família (PSF) e o cartão do SUS. Já para atendimento de crianças, pais ou responsáveis deverão apresentar caderneta de vacinação, certidão de nascimento ou documento com foto e cartão SUS. A implantação do prontuário eletrônico é uma obrigatoriedade do Ministério da Saúde e, portanto, o município precisa se adequar.

Fonte: Bianca Goulart