“Uma ponte com a estrutura das cabeceiras completamente cedida, rachaduras e as proteções laterais destruídas, sem nenhuma segurança. Este é o cenário atual, visto por todos que passam por ali. Não há condições de permanecer do jeito que está. É um risco para a segurança de todos”.

O alerta é da vereadora de Balneário Gaivota, Maria Aparecida Scheffer, referente a ponte sobre o Rio Caverá, localizada na SC 449.

A vereadora já encaminhou projeto referente ao assunto à Câmara de Vereadores e também apresentou solicitação de reparos à Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá. Segundo ela, não há tempo para esperar uma solução, ela precisa ser imediata. “Já foi, inclusive, feito um estudo técnico por um engenheiro e ele apontou que a estrutura da ponte está cedendo. A passagem de pedestres já está em um nível muito acima da pista e a única coisa que está sendo feita é a colocação de mais uma camada de asfalto para tentar nivelar. Mas isso não é uma solução, é apenas uma medida paliativa”, destaca.

Ela chama a atenção para os riscos que a estrutura da ponte representa à população.

“Centenas de pessoas passam diariamente por aquele local, que é o único acesso entre Sombrio e Balneário Gaivota. Não podemos esperar uma tragédia acontecer para que algo seja feito”, afirma.

Segundo ela, em outubro de 2016, uma licitação chegou a ser aberta para que os reparos na ponte fossem realizados. Porém, o prazo de 180 dias para o início das obras já expirou e até o momento, nada foi feito.

“Até hoje, ninguém apareceu para dar início aos trabalhos. Queremos esclarecimentos quanto a esta licitação, qual foi a empresa vencedora e se os reparos serão realmente realizados”, questiona.

Todos estes questionamentos foram levados pela vereadora ao secretário executivo da ADR, Heriberto Afonso Schmidt. O secretário executivo da ADR Araranguá disse que concorda com a importância da obra para segurança da população, e explicou que entrou em contato com o Deinfra, porém até o momento, não obteve nenhuma resposta do Departamento.

Melhorias à rodovia

Maria Aparecida também é autora do requerimento aprovado pelo Legislativo de Balneário Gaivota que solicita medidas para solucionar o problema de tráfego na rodovia, que especialmente no período do Verão, acaba gerando engarrafamentos. “Nosso pedido é de que a pista seja duplicada, ou de que uma ciclovia seja construída no local”, finaliza.