Na ação, a médica veterinária e responsável pelas ações de Zoonose, Gabriela Clezar, fala da importância de tratar bem os animais após a posse.

Gabriela destaca a importância da família planejar antes de adotar um animal de estimação e os cuidados e responsabilidades que as pessoas precisam ter após a adoção “o animal precisa de cuidados, carinho e atenção” destaca a médica veterinária instruindo que o animal precisa ser levado ao veterinário regularmente; não pode-se abandonar cães e gatos nas ruas; se não há espaço suficiente na casa não deve adotar um animal; ter controle sobre a reprodução e evitar criar indesejadas.

Junto à este trabalho, o setor de Zoonose em parceria com as agentes de saúde elaborou uma pesquisa junto as famílias gaivotenses levantando os dados sobre os animais no municípios.

O levantamento apontou para cães, gatos e equinos distinguindo o sexo, se são castrados e se tem domicilio ou de rua. Os dados apurados serão apresentados em uma reunião na próximo segunda-feira (15) no posto de saúde central com a participação das agentes e parte da secretaria de educação.

Fonte: Guilherme Scherer