A noite de terça-feira, dia 13, foi de comemoração para os seis prefeitos, seus respectivos vice-prefeitos e 66 vereadores eleitos no pleito de 2016 nos municípios de Turvo, Ermo, Jacinto Machado, Morro Grande, Meleiro e Timbé do Sul que compreendem a 42ª Zona Eleitoral da Comarca de Turvo. Os candidatos vencedores nas eleições municipais participaram do ato de Diplomação realizado pela Justiça Eleitoral. O ato representa uma espécie de atestado que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Na ocasião, ocorreu a entrega dos diplomas, que são assinados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Quem presidiu a cerimônia foi o Juiz Eleitoral da 42 Zona, Donizete de Souza que fez questão de reforçar aos novos gestores, o texto do artigo 37 da Constituição Federal, que versa sobre a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. " Senhores prefeitos, vices e vereadores, lembrem sempre da palavra LIMPE no seu real sentido. A Administração sempre obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, portanto mantenham sempre a limpeza em suas gestões” recomendou.

Estavam presentes na cerimônia, os promotores de Justiça Luis Carvalho Botega e Claudio Guedes da Fonseca que destacaram a importância da transparência e da moralidade na gestão pública. A entrega dos diplomas ocorre sempre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.

Foram diplomados o prefeito eleito de Turvo, Tiago Zilli e o vice Edson Jair Dagostin, o prefeito eleito de Jacinto Machado, João Batista Mazzari, o Gaiola e seu vice Aldo Brognoli, o prefeito eleito de Meleiro, Éder Matos e seu vice Rogildo Bordignon, o prefeito eleito de Timbé do Sul Roberto Biava e sua vice Maria de Fátima Lodeti, o prefeito eleito de Ermo, Aldoir Cadorin e seu vice Donato Della Vechia, além de 66 vereadores eleitos nestes municípios.

Durante seu pronunciamento, o prefeito eleito de Turvo falou em nome dos demais e reforçou a fase difícil que atravessam os municípios. “Será um ano difícil para a economia do país e isso significa que cortes deverão ser feitos em todas as áreas para não esgotar as fontes de investimentos. Apesar da retração econômica temos compromisso com a população que nos elegeu para gerir com eficiência o município e nos esforçaremos para isso” pontuou.

O vereador eleito em Morro Grande, Diogo Crepaldi representou os demais 65 legisladores eleitos e discursou sobre o momento especial para todos. “Hoje é um momento especial para a carreira de cada um de nós. Em 2017 será o momento de justificar a escolha feita pelos eleitores realizando um bom trabalho”, declarou.

A reportagem completa você lê na edição impressa do Jornal W3 nesta sexta-feira, dia 16.